Atento às necessidades de nossa classe e observando o crescente desânimo de alguns veterinários, exaustos ou seguindo frustrados, o CRMV-RJ reativa este canal com a intenção de auxiliar os colegas no cuidado da saúde mental, oferecendo suporte em situações que possam interferir diretamente no bom desempenho das atividades profissionais. Entendemos que tal auxílio visa a excelência na prestação dos serviços à sociedade ao nortear os colegas para que, vivendo de maneira saudável e emocionalmente equilibrados, possam melhor exercer suas funções.
Na página do “Projeto Sobre(o)Viver” disponibilizaremos links e bibliografia de apoio; apresentaremos instituições com profissionais habilitados ao acompanhamento psicoterapêutico e artigos de especialistas com orientações ‘sobre o viver e o sobreviver’ em tempos de desafio; reuniremos sugestões de ferramentas que ajudem a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e o sucesso profissional.
As redes sociais revelam incontáveis situações dramáticas na vida de médicos veterinários, estatística que não assusta apenas o noticiário brasileiro. A agressiva “web”, envenenada por perfis que disseminam crueldade, atormenta e provoca efeitos devastadores naqueles que, sob pressão e desamparados, acabam optando por colocar um ponto final. Sim, um definitivo “ponto final”, na triste tentativa de aplacar o sofrimento. Tudo isso nos comove, mas não basta. Precisamos nos mobilizar diante deste cenário.
Pois o CRMV-RJ impulsionará tal Projeto, tendo em vista fomentar a saúde mental do profissional médico veterinário. Discutiremos aberta e longamente temas como o autoconhecimento, a ansiedade e os riscos do isolamento; trocaremos ideias sobre a valorização da Medicina Veterinária e a natural insegurança dos recém-formados; treinaremos a resiliência através de mecanismos que nos protejam das fortes pressões antes que episódios constrangedores venham à tona, adoecendo colegas e abatendo-os pela desesperança.
Eis então o “Sobre(o)Viver” de volta, um espaço restaurador e motivacional para que os veterinários, desde a Faculdade, possam interagir compartilhando problemas e soluções, muito antes de desabarem comprometendo o sucesso na profissão. Considerando os altos índices de stress, fadiga, depressão, abandono de carreira e até atitudes extremas por desespero, a inspiração é: cuide-se para cuidar! O assunto é grave e inesgotável, haja vista estudos publicados em diversos países que confirmam a relevância de juntos investirmos nesta jornada rumo ao equilíbrio emocional. Para tanto, contaremos com a participação de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, advogados e tantos outros especialistas.
Prezados colegas, não estamos sozinhos em meio aos desafios. Este Conselho também é solidário e, juntos, vamos “sobreviver”.
Andrea Marinho
CRMV-RJ 3721